Nosso primeiro Natal na Itália
- Lucas Garofano
- 13 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Ciao!
Já estamos em fevereiro mas só agora consegui tirar um tempinho para compartilhar com vocês um pouco de como foi o meu primeiro Natal por aqui. Posso dizer que ele foi único, já que foi a primeira vez que passei este dia fora do Brasil e longe da minha família.
Neste meu primeiro Natal longe da família mas também o primeiro junto da Isa aqui na Itália, nós decidimos pegar a estrada até a Umbria para conhecer Gubbio - cidade com pouco mais de 30 mil habitantes e que foi construída quase inteiramente em pedra. Por conservar até hoje esse visual que remonta ao século XIII, é considerada uma das mais belas cidades medievais do mundo! Caminhar por suas vielas fez com que eu me sentisse como em um dos episódios de Game of Thrones! rs.

Gubbio também é famosa em toda a Itália por conta da decoração durante o período de Natal. Ela abriga a "Maior Árvore de Natal do Mundo", de acordo com o Guinness, com mais de 750 metros de altura e sua estrutura é montada sobre a encosta de um monte (dá uma outra olhada na foto lá em cima). Para montá-la foram cerca de 1.300 horas - mais de 54 dias! - e todo o trabalho foi realizado por voluntários. Legal também é que toda a energia utilizada para iluminar a árvore vem de fontes renováveis.
Além da árvore, tivemos a oportunidade de caminhar pelo quartiere di San Martino e ver de perto um presépio em tamanho real. No início da visita, uma frase de Bento XVI nos convidava a reviver o verdadeiro significado do Natal: "Deixemo-nos surpreender, iluminar pela Estrela que inundou o universo de alegria. Chegando a nós, que o Menino Jesus não nos encontre despreparados, comprometidos só em tornar mais bonita a realidade exterior."

Depois de caminhar pelas ruas do presépio fomos até a Piazza Grande, onde - como quase em todas as cidades da Itália nesta época - estava tendo o tradicional Mercatino di Natale, com diversas barraquinhas com produtos típicos locais e muita comida boa!
Eu sempre me surpreendo com a quantidade de produtos locais que tem por aqui, com sabores únicos e características de produção próprias de cada cidadezinha, ou seja, que você só consegue experimentar passando por aquele lugar específico. Apesar disso, optamos por não comer muito por ali porque a Isa queria preparar uma ceia de Natal pra gente em casa - mas óbvio que tivemos que trazer uns salames e uns queijos para experimentar depois né...
E como estava fazendo um friozinho de uns 8ºC, a gente optou também por só experimentar um vin brulé (vinho quente) e umas castanhas feitas no forno. O detalhe é que tudo foi preparado por um duende! hahaha


Além dos produtos, a atmosfera do Mercatino di Natale é indescritível. Com certeza se você estiver pela Itália neste período, vale a pena passsar e conhecer algum deles! 😉

E... depois de passar algumas horinhas por ali decidimos que já era hora de iniciar o caminho de volta para casa - não sem antes trazer uma bolinha para colocar na nossa árvore (essa só um pouquinho menor do que aquela que vimos em Gubbio rs).
Arrivederci!

Σχόλια